Bordeaux ou Borgonha? Veja Como Diferenciar os Vinhos das Duas Regiões Francesas

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Não saber diferenciar um vinho de Bordeaux e um de Borgonha durante uma degustação é uma experiência coletiva. É mais comum do que se imagina não conseguir identificar as particularidades dessas duas regiões vinícolas francesas, que produzem os vinhos mais famosos e caros do mundo. Apesar de serem da França, cada local adota um tipo de vinificação específica. A boa notícia? Diferenciá-los é mais fácil do que parece depois de entender o básico. Veja a seguir:

Blends vs. uvas únicas

Eis a distinção mais importante de todas: os vinhos de Bordeaux são blends, ou seja, misturas de uvas, enquanto os da Borgonha se concentram em variedades únicas da fruta.

Os vinhos tintos de Bordeaux geralmente são feitos a partir de uma combinação de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec, com predominância da primeira na margem esquerda e Merlot na margem direita, que referem-se a áreas separadas pelos rios Dordonha e Garonne. Essa divisão geográfica influencia significativamente os tipos de solo e os estilos de vinho produzidos em cada região.

Já os tintos da Borgonha são feitos quase exclusivamente com Pinot Noir — sem mistura, apenas a expressão pura da uva. No caso dos vinhos brancos, o padrão se mantém. Mudam-se apenas as uvas. Os de Bordeaux são normalmente blends de Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle, geralmente com um perfil mais encorpado e estruturado. Os da Borgonha são quase sempre 100% Chardonnay, conhecidos por sua elegância e complexidade.

Ou seja, um vinho francês rotulado com várias variedades de uva provavelmente é de Bordeaux. Se indicar apenas Pinot Noir ou Chardonnay, há grandes chances de ser da Borgonha.

A influência da geografia e do clima

As regiões Bordeaux e Borgonha estão separadas por 560 quilômetros. Como se não bastasse a influência da localização, há também o fator climático, que as difere ainda mais. Bordeaux está localizada no sudoeste da França, é mais quente e sofre influência marítima do Oceano Atlântico. Esses fatores resultam em vinhos com mais corpo, estrutura e taninos, o que os torna intensos e com ótimo potencial de envelhecimento.

À leste da França, Borgonha tem um clima mais frio e continental, o que leva à produção de vinhos mais leves, delicados, com maior acidez e aromas complexos. A título de comparação, Bordeaux produz um vinho ousado e confiante, que envelhece lindamente e harmoniza bem com um bife. Já Borgonha tem um vinho mais refinado e sutil, que brilha acompanhado de frango assado ou risoto de cogumelos.

Getty Images

Os vinhos de Bourdeaux possuem mais corpo, estrutura e taninos

Como ler os rótulos sem entrar em pânico

Os rótulos de vinhos franceses nem sempre indicam a variedade de uva, por isso conhecer as regiões onde foram produzidos ajuda muito. Para os vinhos produzidos em Bordeaux, os rótulos geralmente trazem nomes como Pauillac, Saint-Émilion, Margaux ou Médoc.

As legendas da Borgonha indicam lugares como Chablis, Côte de Nuits, Côte de Beaune ou Meursault.

Por que algumas garrafas custam uma fortuna

Tanto Bordeaux quanto Borgonha produzem alguns dos vinhos mais cobiçados do mundo, mas seguem caminhos diferentes para alcançar prestígio. Os melhores vinhos de Bordeaux, como Château Margaux ou Château Latour, são produzidos por grandes propriedades com reputações consolidadas. A qualidade, neste caso, geralmente está associada ao produtor.

Os protagonistas de Borgonha, como os do Domaine de la Romanée-Conti, giram em torno do terroir — ou seja, o vinhedo exato de onde vêm as uvas também importa. É por isso que um vinhedo famoso na Borgonha pode produzir vinhos tão caros quanto (ou até mais que) os grandes châteaux de Bordeaux, mesmo sendo feitos a partir de uma única variedade de uva.

Como escolher entre Bordeaux e Borgonha

Após compreender as diferenças entre os vinhos de Bordeaux e Borgonha, escolher qual deles irá degustar se torna uma tarefa fácil. Para aqueles que gostam de tintos encorpados, estruturados, com frutas escuras e taninos, a melhor opção é um Bordeaux. Quem preferir uma opção mais leve, aromática, elegante e com notas terrosas, o ideal é um Borgonha.

Para um branco rico e encorpado, um blend de Bordeaux vai bem. Para ter uma sensação de frescor maior, o Chardonnay da Borgonha é o caminho. No fim das contas, as duas regiões produzem vinhos incríveis, mas oferecem experiências completamente diferentes. Bordeaux traz potência e sofisticação, enquanto a Borgonha entrega elegância e pureza. A melhor forma de descobrir é o melhor é provar os dois.

* Emily Price é colaboradora da Forbes EUA, onde escreve sobre destilados e cervejas.

O post Bordeaux ou Borgonha? Veja Como Diferenciar os Vinhos das Duas Regiões Francesas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.