Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Aberto todos os dias, de segunda a segunda das 9h às 21h, com ou sem agendamento, em intervalos de uma hora por atendimento, com uma equipe 100% feminina. E mais: feita de mulheres que já superaram algum evento de violência doméstica, ou estão em processo de superação. Assim é o Mulher Express (@mulherexpressclub), salão de beleza inaugurado no início do ano em Ipanema, Rio de Janeiro, por Michele Pin, ela mesma uma vítima de tentativa de feminicídio.
Hoje empresária, Michele trabalha há uma década como ativista da causa, que afetou 37,5% da população de mulheres do país entre 2024 e 2025, segundo pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Datafolha.
“Escrevi o livro Desafio do Amor-Próprio, realizei campanhas, firmei parcerias com Secretarias da Mulher municipais e estaduais e me tornei madrinha da Delegacia da Mulher (DEAM-RJ). Este ano, dei mais um passo nesse compromisso e fundei o Instituto Mulher Express”, conta Michele.
O centro de capacitação na área da beleza funciona como um treinamento para as que desejam enveredar pela área por meio do salão de Michele. “Acreditamos que a autonomia financeira é uma das chaves para romper o ciclo da violência, por isso o Instituto também oferecerá educação financeira, preparando essas mulheres para reconstruírem suas vidas com independência e dignidade”, completa. Conversamos com a empresária para saber mais sobre o projeto.
Como surgiu a ideia de abrir um salão com esse viés?
O Mulher Express nasceu da continuidade de um trabalho que venho realizando há mais de 10 anos com mulheres, sempre com foco na autoestima, na autonomia e na valorização feminina. Passei por uma situação de violência doméstica e sei o quanto uma oportunidade profissional pode ser decisiva para uma mulher recomeçar com dignidade. É um espaço de beleza, sim, mas também um lugar de reconstrução e pertencimento. Foram sete meses até a inauguração, e cada detalhe carrega intenção.
Funcionamos todos os dias, das 9h às 21h, com um time 100% feminino em escala 5×2. Nossos preços são justos e transparentes e o modelo inclui atendimentos simultâneos, com mais de uma profissional cuidando da cliente ao mesmo tempo. No menu de serviços há uma seleção de fotos que ajudam a cliente a identificar o seu “mood do dia”. Ela pode escolher pelo serviço Sensual, ou Romântica, Influente, Corajosa…
O vermelho predomina e há frases afirmativas no espelho. Como essas ideias surgiram?
O vermelho é minha cor preferida — ele transmite força, energia, coragem e, ao mesmo tempo, é extremamente feminino. Aparece no chão, que funciona como um verdadeiro tapete de honra, nos móveis e na decoração. Os espelhos em formato de portal representam transformação — a cliente entra de um jeito e sai de outro. Já as frases afirmativas, como: “Eu me amo”, “Eu sou forte”, “Eu sou grata”, estão ali como um mantra.
Tem mais: a trilha sonora, com mais de 600 músicas interpretadas por cantoras, em versões de jazz. Um dos espaços preferidos das clientes é o banheiro, instagramável, com bocas vermelhas por todos os lados. Um detalhe: o batom vermelho aqui é um lembrete diário da nossa força e do que representamos como mulheres, usado por todas as nossas profissionais.

As funcionárias que são parte do time do salão Mulher Express, com a fundadora Michele Pin
Como você analisa a experiência do salão até aqui?
Iniciamos a abertura em dezembro para testar os serviços, afinar a equipe e ajustar os preços. Em fevereiro, realizamos a inauguração oficial. Muitas mulheres chegam curiosas pelo conceito exclusivo para mulheres e saem encantadas com a experiência. A escova, maquiagem, serviço de unhas, sobrancelhas e tratamentos express são os mais procurados. O modelo express funciona perfeitamente para quem tem uma rotina corrida, já que a cliente resolve tudo em até uma hora.
Qual tem sido a repercussão, do ponto de vista dos clientes e das funcionárias?
Tem sido emocionante. As clientes se sentem respeitadas e saem fortalecidas. Do lado de dentro, ver nossas funcionárias — muitas delas em processo de reconstrução — se sentindo valorizadas, com brilho nos olhos e orgulho do trabalho que realizam, é transformador. O Mulher Express é mais que um salão. É um lugar onde mulheres cuidam de outras mulheres. E isso tem um impacto enorme.
Qual é o tamanho da equipe?
Hoje somos 14 profissionais de beleza atuando diretamente com atendimento ao público, além de mais 4 nas áreas administrativa, financeira, jurídica e de franqueamento. Um time 100% feminino, comprometido com excelência, qualidade e cuidado.
A ideia é expandir?
O Mulher Express já nasceu com o modelo de franquias estruturado. Vamos iniciar o processo de expansão ainda este ano. Já temos seis pedidos no Brasil e dois no exterior. Nosso objetivo é formar uma rede de salões comandados por mulheres, para mulheres. Queremos também que nossas próprias colaboradoras possam se tornar franqueadas. A proposta é criar um ecossistema de empreendedorismo feminino, com apoio mútuo, crescimento conjunto e impacto social real. O Mulher Express será para todas.
O post Empresária Dá Oportunidade de Recomeço a Vítimas de Violência Doméstica apareceu primeiro em Forbes Brasil.