‘Cheiro de mofo e cabra’: crianças são mais cheirosas do que adolescentes? Estudo explica

Um estudo publicado na revista Communications Chemistry, revelou que crianças e adolescentes liberam odores diferentes.

A pesquisa, conduzida pelos pesquisadores da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, apontou que enquanto crianças exalam um suave cheiro de flores, adolescentes, por outro lado, tendem a ter um odor mais intenso, semelhante ao de mofo e até mesmo “de cabra”.

Crianças apresentam um cheiro suave de flores

Crianças apresentam um cheiro suave de flores – Foto: Freepik/ND

Os pesquisadores utilizaram amostras de odor corporal de 18 crianças de até 3 anos, e de 18 adolescentes que já haviam passado da puberdade.

Adolescentes têm cheiro de mofo?

O resultado apontou que, embora houvesse semelhanças nos químicos emitidos por ambos os grupos, as crianças apresentavam níveis mais elevados de um composto com fragrância floral, enquanto os adolescentes produziam compostos associados a suor, urina e odores desagradáveis como mofo e queijo.

Pesquisa revela que adolescentes têm um cheiro semelhante ao do queijo

Pesquisa revela que adolescentes têm um cheiro semelhante ao do queijo – Foto: Paulinho Sefton/Divulgação/ND

Diana Owsienko, líder da pesquisa, explicou que as diferenças observadas podem ser atribuídas às mudanças na produção de suor e sebo causadas pela puberdade.

Os adolescentes apresentavam níveis mais elevados de compostos chamados ácidos carboxílicos, contidos no sebo, que têm um odor mofado e semelhante ao queijo.

Os pesquisadores identificaram que os esteroides presentes nos adolescentes tinham notas de sândalo e almíscar, fragrâncias geralmente usadas em perfumes, com adição de aromas de suor e urina, contribuindo para um odor corporal menos agradável.

Adolescentes produzem compostos associados a suor e urina – Foto: Freepik/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.