Por José Carlos Silva, diretor da Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial.
Neste 25 de abril celebramos o Dia do Contabilista e, entende-se por contabilista, todo profissional com acesso ao setor contábil, independente do grau de formação, um personagem em voga em tempos de declaração de Imposto e Renda. No Brasil, mais de 45 milhões contribuintes devem entregar suas declarações até o próximo dia 30 de maio. Mas, não basta cumprir os prazos, é necessário ficar atento aos detalhes que, só em 2024, levaram mais de mais de 1,4 milhões de contribuintes para a malha fina, sujeitos a multas que podem chegar a 75% sobre o valor do imposto devido. E aí, precisamos destacar a importância de um acompanhamento profissional.
Assim como não é recomendável deixar a declaração do Imposto de Renda para a última hora, como fizeram mais de 10 milhões brasileiros que entregaram na última semana do prazo no ano passado, não é recomendável fazê-la de forma intuitiva, embora os canais da Receita Federal estejam abertos para qualquer brasileiro realizar sua própria declaração. Lembrando que até quem é isento de imposto de renda, precisa ficar atento às demais regras, além do teto de rendimentos, e fazer sua declaração dentro dos prazos e normas da Receita Federal.
Neste momento, vale avaliar o custo benefício da contratação de um profissional de contabilidade que pode auxiliar neste processo. E, entre os principais erros dos contribuintes na hora de declarar estão desde coisas simples, como digitação, até o maior dos vilões, as declarações relacionadas a despesas médicas, que levaram mais de 50% dos contribuintes para a malha fina ano passado. Entre um equívoco e outro, perde-se tempo e, muitas vezes, dinheiro. Afinal, uma declaração errada também pode impedir restituições merecidas.
A ideia de que contratar um profissional de contabilidade na hora de declarar o Imposto de Renda é oneroso, esbarra na economia de tempo e de possíveis dores de cabeça durante o processo. Cuidados que o contribuinte precisa ter em relação às informações de compra e venda de imóveis e recebimentos de aluguel, por exemplo, abrangem apenas a esfera imobiliária, porém, a declaração de Imposto de Renda de pessoa física engloba várias outras áreas, o que pode ser um pouco confuso e trabalhoso para quem não vive essa realidade no dia a dia e não tem familiaridade com esse tipo de documentação. A verificação dessas informações por um profissional qualificado facilita muito o preenchimento correto e garante agilidade no processo.
O post O Imposto de Renda merece atenção profissional apareceu primeiro em Economia SC.